______________________________________________________

domingo, 20 de maio de 2012

Brasileiro cofundador do Facebook pode ser impedido de entrar nos EUA

Eduardo Saverin renunciou à cidadania norte-americana. Para senadores, decisão foi 'manobra' para evitar pagamento de imposto.


Por: Gazetaweb.com





'The Huffington Post' faz reportagem contra Eduardo Saverin (Foto: Huffington Post)
O brasileiro cofundador do Facebook, Eduardo Saverin, que renunciou à sua cidadania norte-americana, foi acusado por dois senadores dos Estados Unidos nesta quinta-feira (17) de tê-lo feito para evitar impostos sobre os lucros do Facebook nos mercados de ações.

"É enfurecedor ver alguém vender o país que o recebeu de braços abertos, protegeu-o, educou-o e ajudou-o a se tornar milionário", disse o senador Charles Schumer à imprensa. "Queremos impedir esse estratagema".

Em entrevista ao “The New York Times” (acesse aqui), publicada na quarta-feira (16), Saverin negou ser um playboy, como é visto na rede social, onde aparece abraçado com mulheres bonitas e bebendo champanhes caros. “É um equívoco”, disse ao jornal. "Eu tenho um Bentley [carro]. E eu realmente saio. Mas prefiro não entrar em detalhes pessoais”.

Em uma nota enviada por seu porta-voz, Saverin disse que pagará "centenas de milhões de dólares em impostos ao governo norte-americano".

"Eu paguei e continuarei a pagar quaisquer impostos sobre tudo que lucrei enquanto cidadão norte-americano", diz a nota. "É lastimável que minha escolha pessoal tenha gerado um debate público, baseado não em fatos, mas somente em especulação e informações falsas".

Saverin disse que sua decisão de renunciar à sua cidadania norte-americana e se mudar para Cingapura se baseou somente "em meu interesse em trabalhar e viver em Cingapura, onde resido desde 2009".

O Facebook vai levantar bilhões de dólares numa oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) que poderia gerar grandes impostos, estimados em 67 milhões de dólares, sobre o ganhos de Saverin, que ainda é parcialmente dono da empresa.

Brasileiro, Saverin foi educado nos Estados Unidos e se tornou um cidadão norte-americano. Durante seus estudos universitários, ele foi cofundador do Facebook junto a Mark Zuckerberg e outros.

Saverin vive hoje em dia em Cingapura, cuja legislação não inclui impostos sobre ganhos de capital. O imposto a longo prazo sobre ganhos de capital nos Estados Unidos é de, no mínimo, 15%.

Schumer e o senador Bob Casey, ambos membros do Partido Democrata, disseram que vão propor legislações com o fim de atacar o que veem como uma maneira de expatriados evitarem impostos.

A lei presumiria que expatriados com patrimônio de US$ 2 milhões ou mais, cujo valor médio pago em impostos tenha superado US$ 148 mil nos últimos cinco anos, renunciaram a sua cidadania com o objetivo de evitar impostos.

Esses expatriados de alta renda teriam uma chance de provar o contrário ao Internal Revenue Service (a Receita Federal dos EUA), mas, se não forem bem sucedidos, teriam de enfrentar taxação de 30% em futuros ganhos sobre investimentos, não importando onde residam.

Caso não paguem esses impostos, seriam proibidos de reentrar nos Estados Unidos.

0 comentários:

CHAT Online pra galera trocar uma ideia!

"Clique no seu nome feio, apague e coloque o seu, para que possamos o cadastrar como membro" \o/